domingo, 22 de janeiro de 2012

Ideologia! Eu quero uma pra viver...

"Ideologia é um termo que possui diferentes significados. Vou falar aqui da concepção neutra, deixando a concepção crítica de lado. O sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas."
Como já dizia Cazuza: Ideologia eu quero uma pra viver...
Por que será que precisamos de uma ideologia, de um ideal ou conjunto de ideias pra viver?
Porque se nos faltasse tudo isso não saberíamos para onde ir, que norte seguir, com quem estar, que partido tomar, que intervenção fazer, de que lado estar.


"Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação."
Não acho que a força e a violência possa fazer com que alguém mude sua forma de pensar e de ver o mundo politicamente com outros olhos, pelo contrário, só fará com que a ideologia que se defende fique ainda mais imponente e o desejo de lutar aumente, como aconteceu durante a ditadura militar, onde o desejo de liberdade era a maior bandeira de luta.
Particularmente, acho que ideologia se escolhe pra crer e defender, tive uma que levarei para o resto da minha vida, porém, a sujeirada de algumas pessoas que se dizem políticas e democráticas me afastaram um pouco dela. Como já falei anteriormente, me disseram que "ideologia não enche barriga", sei disso mas prefiro continuar com ela e lutando pela sobrevivência que estar de barriga cheia e sem um ideal a defender.
Penso que os Jovens de hoje em dia perderam um pouco essa essência de lutar pelo que se acredita, de mostrar sua opinião, de correr atrás, de fazer valer e se fazer ouvir.


Ideologia - Cazuza

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...
Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...


Um comentário: